MUNICIPALE BALCANICA (IT)
BIOGRAFIA
A Municipale Balcanica (MB) foi fundada em 2003 por Nico Marziale, Paolo Scagliola, Raffaele Piccolomini e após uma substancial atividade em espetáculos ao vivo, publicam o seu primeiro álbum em 2005 com o selo italiano Ethnoworld. O álbum de estreia é "Fòua", no qual o MB inicia uma síntese viva e profunda dos sons Tzigane, Yiddish Klezmer e da Europa de Leste e da música mais radical e calorosa da sua terra natal, Puglia, no sul da Itália. O CD logo tornou-se conhecido não só em Itália, mas também e principalmente no exterior, onde a reinterpretação de algumas músicas famosas da tradição iídiche fez da MB uma nova realidade no cenário da World Music internacional. O prestigioso jornal International Folk World, avaliou 'Hava Nagila' da MB como "uma das melhores interpretações ouvidas entre milhares nas últimas três décadas".
A abordagem das melodias antigas é original e distinta, pois cada músico possui uma cultura musical muito pessoal e peculiar. Toda a seção de metais da MB, por exemplo, iniciou a sua experiência musical na tradicional banda marcial da cidade de origem, razão pela qual a sua expressão é tão poderosa e vívida nas melodias tradicionais europeias, e razão pela qual explode em emocionantes solos incluídos nos novos arranjos. Da mesma forma, a secção rítmica deu nova força às faixas, apoiando essa forma envolvente e incisiva de tocar músicas antigas. O resultado é surpreendentemente compacto e dá uma nova expressão e novos significados a essas canções. Assim, as influências do rock, jazz e mais free testing estão envolvidas em melodias encantadoras ora exóticas, ora frenéticas e loucas. Em 2006, a MB fica com a sua formação final e definitiva, e continua a aumentar a sua credibilidade principalmente graças às suas atuações ao vivo impressionantes.
Por isso a banda tem sido apreciada e participado em importantes festivais de Jazz e em encontros folclóricos em Itália, na Alemanha, França, Holanda, Portugal, Turquia, Áustria, Bulgária, Eslovênia, Polônia, apoiados pelo Instituto Italiano de Cultura e pela União Europeia. Em 2008, após 400 espetáculos ao vivo, evoluindo no seu som sem distorcê-lo, Municipale Balcanica publica “Road to Damascus” pela editora Felmey. Um produto feito de algumas canções vivas, tradicionais e muitas outras canções originais, algumas mais enraizadas com um gosto clássico, outros com a coragem da experimentação. Em 2009, a Municipale Balcanica, em colaboração com o embaixador italiano na Turquia e o Instituto Italiano em Ancara, deu três concertos na capital turca. Em 2010 a MB reiniciou um projeto com Kocani Orkestar chamado “Between Shores” e tocou com eles no Tavagnasco Rock Festival, Ravenna Jazz, Berlin Jazz Fest, Foggia Teatro del fuoco e Puglia Sounds. Em 2011, após 500 espetáculos ao vivo, a MB tocou na Itália, Áustria e Portugal, e uma nova apresentação com Marko Markovic. Em junho de 2012 a MB lançou o novo álbum Offbeat desenvolvido com o apoio da Puglia SOUND. O álbum foi aclamado pela crítica: "Esta é uma música incrível e inebriante. Eu adoro esta música. (FOLKWORLD)" e "Um grande teste da Municipale Balcanica neste projeto que demonstrou a sua capacidade de se desligar de vários estilos e linguagens” (Valerio Corzani - Alza il Volume - Rai Radio3). Em novembro de 2012 a MB venceu o concurso do La Repubblica XL como a banda mais votada da Apúlia. Em 2013 a MB, em tour, viaja para a Áustria, Brasil, França, Hungria (Sziget). No final de 2013, MB iniciou uma colaboração com Roy Paci levando-a a fazer vários concertos. “Muita curiosidade e expectativa pelo encontro musical especial entre o principal grupo balcânico de nacionalidade italiana, Municipale Balcanica e o eclético Roy Paci, nasceu a necessidade mútua de partilhar com o público a alegria e a energia desse encontro. Em 2015 a música da MB foi usada pelo atleta olímpico, medalha de ouro, Nanjing Irina Annenkova.~, depois de já em 2006 ter sido usada por Alexandra Merkulova. Em 2015, a Municipale Balcanica tocou duas datas em Londres (Balkan Beat London 6Th Aniversary) e fez um concerto com Manu Chao. Em 2017 a MB fez dois espetáculos na Escócia e tocou com Iggy Pop. Em 2018, MB lançou o single Transylvania Party Hard que alcançou a 24ª posição no Indie Music Like, permanecendo nas tabelas por vários meses. O segundo single Constellation entrou no topo 20 de Indie Music Like.