fbpx

Municipale Balcanica

Municipale Balcanica

thin

MUNICIPALE BALCANICA (IT)

BIOGRAFIA

A Municipale Balcanica (MB) foi fundada em 2003 por Nico Marziale, Paolo Scagliola, Raffaele Piccolomini e após uma substancial atividade em espetáculos ao vivo, publicam o seu primeiro álbum em 2005 com o selo italiano Ethnoworld. O álbum de estreia é "Fòua", no qual o MB inicia uma síntese viva e profunda dos sons Tzigane, Yiddish Klezmer e da Europa de Leste e da música mais radical e calorosa da sua terra natal, Puglia, no sul da Itália. O CD logo tornou-se conhecido não só em Itália, mas também e principalmente no exterior, onde a reinterpretação de algumas músicas famosas da tradição iídiche fez da MB uma nova realidade no cenário da World Music internacional. O prestigioso jornal International Folk World, avaliou 'Hava Nagila' da MB como "uma das melhores interpretações ouvidas entre milhares nas últimas três décadas".

A abordagem das melodias antigas é original e distinta, pois cada músico possui uma cultura musical muito pessoal e peculiar. Toda a seção de metais da MB, por exemplo, iniciou a sua experiência musical na tradicional banda marcial da cidade de origem, razão pela qual a sua expressão é tão poderosa e vívida nas melodias tradicionais europeias, e razão pela qual explode em emocionantes solos incluídos nos novos arranjos. Da mesma forma, a secção rítmica deu nova força às faixas, apoiando essa forma envolvente e incisiva de tocar músicas antigas. O resultado é surpreendentemente compacto e dá uma nova expressão e novos significados a essas canções. Assim, as influências do rock, jazz e mais free testing estão envolvidas em melodias encantadoras ora exóticas, ora frenéticas e loucas. Em 2006, a MB fica com a sua formação final e definitiva, e continua a aumentar a sua credibilidade principalmente graças às suas atuações ao vivo impressionantes.

Por isso a banda tem sido apreciada e participado em importantes festivais de Jazz e em encontros folclóricos em Itália, na Alemanha, França, Holanda, Portugal, Turquia, Áustria, Bulgária, Eslovênia, Polônia, apoiados pelo Instituto Italiano de Cultura e pela União Europeia. Em 2008, após 400 espetáculos ao vivo, evoluindo no seu som sem distorcê-lo, Municipale Balcanica publica “Road to Damascus” pela editora Felmey. Um produto feito de algumas canções vivas, tradicionais e muitas outras canções originais, algumas mais enraizadas com um gosto clássico, outros com a coragem da experimentação. Em 2009, a Municipale Balcanica, em colaboração com o embaixador italiano na Turquia e o Instituto Italiano em Ancara, deu três concertos na capital turca. Em 2010 a MB reiniciou um projeto com Kocani Orkestar chamado “Between Shores” e tocou com eles no Tavagnasco Rock Festival, Ravenna Jazz, Berlin Jazz Fest, Foggia Teatro del fuoco e Puglia Sounds. Em 2011, após 500 espetáculos ao vivo, a MB tocou na Itália, Áustria e Portugal, e uma nova apresentação com Marko Markovic. Em junho de 2012 a MB lançou o novo álbum Offbeat desenvolvido com o apoio da Puglia SOUND. O álbum foi aclamado pela crítica: "Esta é uma música incrível e inebriante. Eu adoro esta música. (FOLKWORLD)" e "Um grande teste da Municipale Balcanica neste projeto que demonstrou a sua capacidade de se desligar de vários estilos e linguagens” (Valerio Corzani – Alza il Volume – Rai Radio3). Em novembro de 2012 a MB venceu o concurso do La Repubblica XL como a banda mais votada da Apúlia. Em 2013 a MB, em tour, viaja para a Áustria, Brasil, França, Hungria (Sziget). No final de 2013, MB iniciou uma colaboração com Roy Paci levando-a a fazer vários concertos. “Muita curiosidade e expectativa pelo encontro musical especial entre o principal grupo balcânico de nacionalidade italiana, Municipale Balcanica e o eclético Roy Paci, nasceu a necessidade mútua de partilhar com o público a alegria e a energia desse encontro. Em 2015 a música da MB foi usada pelo atleta olímpico, medalha de ouro, Nanjing Irina Annenkova.~, depois de já em 2006 ter sido usada por Alexandra Merkulova. Em 2015, a Municipale Balcanica tocou duas datas em Londres (Balkan Beat London 6Th Aniversary) e fez um concerto com Manu Chao. Em 2017 a MB fez dois espetáculos na Escócia e tocou com Iggy Pop. Em 2018, MB lançou o single Transylvania Party Hard que alcançou a 24ª posição no Indie Music Like, permanecendo nas tabelas por vários meses. O segundo single Constellation entrou no topo 20 de Indie Music Like.


"When they fire up on all cylinders, they still provide exhilarating excitement"

Michael Hingston (fRoots)

"Fans of groups as diverse as the aforementioned Gogol Bordello, classic Roma purists like and adventurous pioneers will devour this"

LucidCulture NY (USA)



SIGA OS MUNICIPALE BALCANICA NAS REDES SOCIAIS: